Gabriela Pinheiro


Gabriela Pinheiro. Co-fundadora & Digital Manager, ASTRAEA

Biografia oficial

Nasci num feriado nacional na cidade de Fortaleza (Brasil) em 1993.

Aos 7 anos mudei-me para Portugal com os meus pais. Naturalizei-me Portuguesa e vivi nos arredores de Lisboa até aos meus 23 anos. No secundário estudei humanidades e, passados 4 longos anos a trabalhar e estudar ao mesmo tempo, formei-me em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 2015.

Ao sair da faculdade segui o percurso típico: inscrevi-me no estágio da Ordem dos Advogados e estagiei por dois anos na DLA Piper ABBC em Lisboa. Durante esses anos estive maioritariamente envolvida nas áreas de Direito Comercial & Societário e Bancário. Concluí o estágio profissional da Ordem dos Advogados em 2017.

Meses depois, em Dezembro, emigrei para a Irlanda para me juntar ao departamento jurídico da IBM em Dublin. Durante quase três anos estive envolvida em várias facetas do trabalho jurídico in-house: aconselhamento a transações da indústria técnológica, apoio ao departamento financeiro, aconselhamento na negociação de contratos de tratamento de dados pessoais, revisão de parceiros de negócio ao abrigo das leis locais e norte-americanas, aconselhamento ao departamento de marketing, etc.

Em Setembro de 2020 fui transferida para o departamento jurídico da IBM em Amsterdão. Atualmente, divido o meu tempo entre o aconselhamento jurídico de transações comerciais e financeiras em Portugal, e o aconselhamento jurídico de transações comerciais na Holanda, Bélgica e Luxemburgo.


Biografia não oficial

A minha mãe diz que pediu aos deuses que lhe saísse uma filha de cabelos encaracolados: nasci eu. Tenho 1,58m e aprendi a andar de bicicleta aos 24 anos — agora que vivo na Holanda, estas duas características combinadas não me estão a ajudar muito.

Se tivesse que escolher uma comida para comer o resto da vida seria sushi. Em honra disso, tenho um pequeno diabrete teckel a quem dei o nome de Sr. Temaki.

Gosto de ler sobre tudo. Muitas vezes sinto que há demasiado para ler e muito pouco tempo, por isso entro em loop de ansiedade. Adoro escrever, mas sou tão crítica e insegura sobre minha escrita que não escrevo. Quando não estou a ler ou a ver Netflix, gosto de treinar o meu crochet. A dança também me faz feliz, principalmente o ballet e a salsa.

Neste ano de 2021 pretendo estudar holandês. O meu objectivo é conseguir identificar o vinagre no supermercado sem recorrer ao google tradutor.

O meu namorado diz que tenho tripla personalidade e uma delas chama-se Maria do Rosário (não sei o que isto diz sobre mim, mas achei importante acabar com esta informação).